Comentário de John Gill: Filipenses 1:22

APOCALIPSE, COMENTÁRIO, ESTUDO BIBLICO, TEOLOGICOMas se eu viver na carne,... Estar na carne às vezes significa estar no estado de natureza e não-regenerado, e viver na e pós a carne, viver de acordo com os ditantes da natureza corrupta; mas aqui significa viver no corpo, ou a vida que está na carne, como a versão Siríaca verte a frase aqui, e como o apóstolo expressa em Gálatas 2:20, e o sentido é, se eu devo continuar viver no corpo, e continuar por um tempo a mais nesse mundo:

Esse é o fruto do meu labor;... Ou “Eu tenho frutos em minhas obras”, como a versão acima a verte:

Ainda assim não sei o que devo escolher;... Ou “não sei”; se vida ou morte, pois a minha vida vai ser para a honra e glória de Cristo, e apesar de uma árdua e difícil, ainda assim útil e frutífera vida de serviço ao Senhor: pelo seu “trabalho”, ele significa o seu trabalho ministerial e de serviço; o ministério é um trabalho, um trabalho bom e honrado, e um laborioso. Cristo é fiel aos seus ministros que são trabalhadores pobres, trabalho na palavra e doutrina, tanto no estudo e pregações, e tal trabalhador foi o apóstolo, que pela graça de Deus foi mais laborioso do que outros; o “fruto” do que foi a conversão de muitos pecadores, a edificação, conforto, bem como a criação de santos, sua fecundidade na graça e obras, a propagação do Evangelho longe e perto, o alargamento do reino de Cristo, e ao enfraquecimento do reino de Satanás, e glorificação de Cristo na Sua pessoa, ofícios, e uma grande salvação; tudo o que era um argumento forte com ele, a vontade de viver mais tempo no corpo, e fazendo, por um lado, ainda assim tão difícil de escolher o que com ele seria melhor: em vez de como um determinado Judeu (b) que afirma.

“O homem justo deseja viver para fazer a vontade de Deus enquanto ele está vivo.”

Mas não com essa visão, ele acrescenta:

“para acrescentar a recompensa a alma no mundo por vir.”


_____________
Notas
(b) Kimchi em Sl. vi. 5.


Fonte: John Gill's Exposition of the Entire Bible de Dr. John Gill (1690-1771) Acesse a página principal: Exposição Bíblica do Dr. John Gill