Comentário de João 8:15-16

8:15 - Vós julgais segundo a carne,… De acordo com as afeições carnais e preconceitos; achando que o Messias seria um príncipe temporal, e seu reino ser desse mcomentario do evangelho de João, comentario biblicoundo, eles julgavam que Jesus não poderia ser ele; eles o consideravam apenas um homem, e olhavam para ele apenas pela aparecia externamente simples e humilde, de sua natureza humana, eles julgavam-no de acordo com sua aparência externa: ou “vós” que são “juízes segundo a carne”; para o qual a versão Persa concorda, “pois vós sois carnais”; e assim julgavam como homens, que são pessoas muito impróprias para julgar coisas espirituais.

Eu não julgo a nenhum homem;… Da mesma forma, de acordo com a carne, ou em uma maneira carnal, nem de acordo com a aparência externa, de acordo com a visão dos olhos, ou o ouvir dos ouvidos: Cristo não tomou sobre si julgar e determinar em assuntos civis, ou em coisas pertinentes à corte de judicatura entre os homens; essa não era sua providência; um exemplo disso está no contexto, por não condenar a mulher trazida a ele; nem julgou ele as pessoas ou a condição dos homens, ou passou algum julgamento de condenação sobre eles; ele não veio para condenar, mas para salvar o mundo; esse não era seu negócio agora; por outro lado, todo julgamento foi entregue à ele, e que ele exercerá esse ofício um outro dia.

8:16 - E seu eu julgo, meu julgamento é verdadeiro,… Porque ele não via como o homem via, nem considerava como homem, e julgava de acordo com a aparência das coisas externas; mas olhava dentro do coração, e sabia o que havia lá, sendo o pesquisador dos corações;
[1] para quem todas as coisas estavam nuas e abertamente expostas,[2] e, portanto não pode ser enganado; seu julgamento é algo certo e infalível:

Pois eu não estou só, mas eu e o Pai que me enviou;… Ele não está separado de seu Pai, ou distante dele, quando ele estava aqui na terra; ele estava em seu seio, e nos céus, como o Filho de Deus, quando, como filho do homem, ele estava aqui em baixo; nem estava ele só em seu testemunho e julgamento, o Pai estava unido com ele: e que é uma outra prova da verdade de seu testemunho, e a certeza de seu julgamento.



__________
Notas
[1] Cf. Atos 1:24. N do T
[2] Cf. Hebreus 4:13. N do T