Comentário de João 8:14

Jesus respondeu e disse a eles,… Vindicando a si mesmo, e seu testemunho.comentario do evangelho de João, comentario biblico

Embora eu dê testemunho de mim mesmo, ainda assim meu testemunho é verdadeiro;… Que parece ser contraditório ao que ele diz em João 5:31, e pode ser reconciliado; lá ele fala de si mesmo como homem, e na opinião dos judeus, que o consideravam como um mero homem; e somente, e separado de seu Pai, como mostra o contexto; portanto, seu único testemunho, e especialmente concernente a si mesmo, não poderia ser admitido como autêntico entre os homens; mas aqui ele fala de si mesmo como uma pessoa divina, e em união com seu Pai, com quem ele era igual; e, portanto, seu testemunho deveria ser levado em consideração, e recebido como firme e verdadeiro, dando a isso uma razão para sua afirmação:

Pois eu sei de onde eu vim e para onde eu vou;… Que ele era verazmente o Filho de Deus, o Filho único de Deus, e tinha sua missão e comissão da parte do pai para vir ao mundo; e que, como ele se conhecia, ele era capaz de tornar manifesto e manifestar a outros, pelas suas credenciais, as doutrinas que ensinou, e os milagres operados por ele; que provou ser ele o que ele disse que era, a luz do mundo; e ele sabia que quando ele tivesse feito o que veio para fazer, ele deveria voltar para seu Deus e Pai, e tomar seu assento à mão direita de Deus:

Mas não podeis dizer de onde eu vim e para onde eu vou;… Eles achavam que ele era filho de José e que viera da Galiléia; na qual eles estavam enganados; e quando ele falava de ir embora, eles não o entendia, nem sabia para onde ele estava indo; eles perguntaram se ele estava indo para os gentios dispersos para ensiná-los, e em outras vezes, eles achavam que ele ia se matar. Eles não sabiam que por meio de seus sofrimento e morte, e iria entrar na sua glória: A versão Persa introduz uma outra cláusula sem qualquer fundação; “mas não sabei de onde sois e para onde vais”, e, então, segue a primeira; pode haver uma verdade nisso, ele não sabiam a sua verdadeira origem; nem para onde eles estavam indo, para qual destino terrível estava indo, quando esperavam entrar e desfrutar o reino dos céus.