Comentário de João 10:25-27

10:25 - Jesus os respondeu: eu vos disse, ainda assim vós não acreditais,… Ele tinha dito várias vezes, tanto o que equivaleria ter dito, no seu ministério e doutrina; comcomentario do evangelho de João, comentario biblicoo Deus era seu Pai, e ele era a luz do mundo, e bom pastor, e coisas parecidas; mas eles não deram crédito nem atenção as suas palavras, mesmo que ele os dissesse, pois, a menos que eles acreditassem que ele era quem era, eles morreriam em seus pecados:[1]

As obras que eu faço em nome de meu Pai, elas dão testemunho de mim;... Tais como curar os doentes, expelir demônios, limpar os leprosos, dar vista aos cegos, fazendo os surdos ouvir, o mudo falar, o coxo andar, e levantando os mortos para a vida; sugerindo que, além de suas palavras, sua doutrina e ministério, eles tinham seus milagres diante deles, que plenamente mostrava quem ele era; de forma que eles não tinham estado em nenhuma dúvida na mente; nem tinham eles qualquer razão para se queixar do fato dele se esconder deles, ou privá-los de ter conhecimento dele.

10:26 - Mas vós não credes,… Em mim, como o Messias:

Porque não sois das minhas ovelhas,... Eles não estavam entre as ovelhas que foram dadas por seu Pai, se fossem, teriam ido a ele, isto é, teriam acreditado nele, de acordo com João 6:37, não eram os escolhidos de Deus, predestinados para a vida eterna; pois tantos quantos são ordenados por Deus para a felicidade eterna, acreditam em Deus do próprio tempo devido, Atos 13:48; mas estes não são dos eleito de Deus, não tinham a fé dos que Deus elege. Cristo, como o onisciente Deus, sabia isto, que eles não eram os escolhidos de Deus, por que ele estava presente, quando os nomes dos eleitos de Deus foram escritos no livro da vida, se tivessem sido suas ovelhas, ele os teriam conhecido, pois ele conhece todas as ovelhas, e as chama por nome; se tivessem sido dados pelo Pai, ele os teriam conhecido, e teria a eles como sua propriedade, mas eles não eram, e, portanto, eles foram deixados na dureza e incredulidade de seus corações:

Como eu vos disse: que parece se referir ao que se segue, visto que ele tinha dito antes, que as ovelhas ouvem a voz do pastor, e o seguem, e que ele os conhece, João 10:4. Essa cláusula é omitida na versão da Vulgata Latina, e em Nonnus, mas está presente nas cópias Gregas e versões Orientais.

10:27 - Minhas ovelhas ouvem a minha voz,… A voz de Cristo em seu Evangelho, tanto externa e internamente; Veja notas de Gill em João 10:4, 16; e visto que estes Judeus não ouviam a sua voz, era algo claro que eles não eram das suas ovelhas:

E eu as conheço;… Veja notas de Gill em João 10:14; mas Cristo não conhecia esses[2] como sendo os eleitos de Deus, ou como a dádiva de Deus para ele, e, portanto, eles não podiam ser de suas ovelhas:

E eles me seguem;… Tanto no exercício da graça, e no desempenhar das atividades e deveres, e para onde quer que o bom pastor os guie; veja notas de Gill em João 10:3, e João 10:4. Mas agora, ao passo que esses Judeus não seguiam Cristo, mas davam as costas a ele, e o rejeitavam, era notório que eles não eram de suas ovelhas; mas aquelas pessoas são tanto felizes como seguras, pois são ovelhas de Cristo, como parece do que é dito a seguir.


______________
Notas

[1] Cf. João 8:24. N do T.
[2] i.e os seus inimigos judaicos, com as quais ele fala.